Aonde na Bíblia diz que José de Arimateia fazia parte do Sinédrio?

Hà muitas tradições sobre José de Arimateia e muitas coisas sem fundamento são ditas. Quando a Bíblia fala pouco sobre alguns personagens, a tradição cria narrações que não sabemos se são verdadeiras ou inventadas. Isso acontece principalmente com personagens mencionados no Novo Testamento, sobre os quais os evangelhos pouco dizem. Esse é o caso de José de Arimateia. Dele sabemos bastante, mas a Bíblia fala somente de um único evento, quando Jesus é sepultado, e nada se diz do que aconteceu depois disso.

Os 4 evangelhos falam de José de Arimateia:

  • Mateus 27,57-60: Chegada a tarde, veio um homem rico de Arimateia, chamado José, o qual também se tornara discípulo de Jesus (…) José, tomando o corpo, envolveu-o num lençol limpo e o pôs em seu túmulo novo, que talhara na rocha.
  • Marcos 15,42-46: veio José, de Arimateia, ilustre membro do Conselho, que também esperava o Reino de Deus…
  • Lucas 23,50-53: Eis que havia um homem chamado José, membro do Consleho, homem bom e jsuto, que não concordara nem com o desígnio, nem com a aação deles. Era de Arimateia, cidade dos judeus, e esperava o Reino de Deus.
  • João 19, 38: Joseé de Arimateia, que era discípulo de jesus, mas secretamente, por medo dos judeus, pediu a Pilatos que lhe permitisse retirar o corpo de Jesus.

A partir dessas informações podemos concluir que era um personagem importante, rico, que fazia parte do “conselho” e que simpatizava com a doutrina de Jesus.

Membro do Sinédrio?

A palavra usada para “conselho”, que aparece em Marcos e Lucas, é βουλευτής (bouleutēs), vocábulo que ocorre somente essas duas vezes na Bíblia. Embora não se use exatamente a palavra Sinédrio (que, invés, aparece em 22 ocasiões no Novo Testamento – veja aqui), muitos pensam que ele era um dos representantes desse grupo de pessoas que tinham a tarefa de administrar a justiça, interpretando e aplicando a Torá.

De acordo com uma antiga tradição, o Sinédrio tinha setenta e um membros, herdeiros, segundo se supunha, das tarefas desempenhadas pelos setenta anciãos que ajudavam a Moisés na administração da justiça, além do proprio Moisés.

Herodes, conforme conta Flávio Josefo (Antiquitates judace 15.6), mandou matar 45 de seus membros, porque o conselho atrevera-se a recordar-lhe os limites dentro das quais devia situar-se seu poder. Substituiu-os por personagens submissos a seus desejos. Durante seu reinado e, depois, no tempo de Arquelau, teve limitada importância.

This site is using SEO Baclinks plugin created by Locco.Ro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eliseu Aumenta o Azeite da Viúva | 2 Reis 4 Estudo Bíblico e Pregação

Deus Não se Enganou Quando Te Escolheu! - Miss. Gabriela Lopes | Pregação

Salmo 23 – O Senhor é o Meu Pastor, Nada Me Faltará | Estudo Bíblico